UNIVERSIDADE DO VALE DOS SINOS - UNISINOS DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO BASEADO EM CONCEITOS MUSICAIS NOME DO AUTOR MONOGRAFIA DE CONCLUSÃO DO CURSO DE COMPUTAÇÃO Orientador: Ernesto Lindstaedt São Leopoldo, xx de mês de 2012. DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO BASEADO EM CONCEITOS MUSICAIS Monografia submetida como requisito parcial para a obtenção do título de bacharel em computação: Ênfase em Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital. Profª orientador: Ernesto Lindstaedt São Leopoldo, 2012 Errata[JAnMR1] Autoria: nome aluno Título: Desenvolvimento de Um Jogo Baseado Em Conceitos Musicais Monografia submetida como requisito parcial para a obtenção do título de bacharel em computação: Ênfase em Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital. Os componentes da banca de avaliação, abaixo listados, consideram este trabalho aprovado. Nome Titulação Assinatura Instituição 1 2 3 Data da aprovação: ____ de _____________________ de ________. Dedicatória opcional. “Dedico este trabalho àquela pessoa em especial...” A dedicatória é formatada com o estilo “Dedicatória”. Não leva título. Por questões técnicas dos editores de texto e para facilitar o trabalho dos alunos, neste modelo de TC a dedicatória é alinhada verticalmente ao topo da página, e não ao pé da página, como é costume. Agradecimentos[JAnMR2] Agradeço a todos os que me ajudaram na elaboração deste trabalho: Hélio . Este parágrafo também é formatado com o estilo “Dedicatória”. Epígrafe geral. Também podem ser colocadas epígrafes no início de cada capítulo. Autor da epígrafre Resumo Este trabalho descreve o processo de criação de um jogo digital do gênero Puzzle, baseado em conceitos de teoria musical. Os elementos lógicos do jogo foram construídos de forma estimular o aprendizado de tais conceitos. O gênero e dinâmica [C3]exigem um raciocínio rápido e reflexivo dentro dos conceitos trabalhados, estimulando assim o raciocínio lógico do jogador dentro de tarefas musicais como composição e execução em improviso. O trabalho descreve a construção [C4]de jogo assim como o processo de desenvolvimento do mesmo. Também são descritos os desafios enfrentados assim como as medidas tomadas para resolvê-los. Ao final deste projeto foi possível construir um título baseado em conceitos musicais, focado a um público de musicistas e estudantes de música. Palavras-chave: Jogo Digital – Teoria Musical – Gênero Puzzle – Desafio Lógico Abstract This paper describes the development of a digital game of the Puzzle genre, based in music theory concepts. The logical aspects of the game were built to facilitate learning these concepts. The genre and dynamics of the game requires a fast logical reasoning and responsive for the involved concepts, estimulating the logical thinking of the player for music tasks, like composing or improvising. This paper describes the development of the game concept, só as the development of the game itself. It also describes the challenges faced as the decisions taken to solve it. At the end of this project, it was possible to build a title based on music concepts, focusing on a public formed by musicians and music students. Lista de ilustrações Lista de símbolos A: nota Lá ou acorde de Lá Maior B: nota Si ou acorde de Si Maior C: nota Dó ou acorde de Dó Maior D: nota Ré ou acorde de Ré Maior E: nota Mi ou acorde de Mi Maior F: nota Fá ou acorde de Fá Maior G: nota Sol ou acorde de Sol Maior #: Acidente musical Sustenido Sumário 1 Introdução[JAnMR5] Pretende-se mostrar com este projeto, os processos de concepção e construção de um jogo do gênero Puzzle, baseado em conceitos musicais teóricos. Esta pesquisa pretende mostrar que [ ... ] através de [ ... ] conforme concepções apresentadas por [ ... ] . Para isso, articulamos o conceito de [ ... ] com o conceito de [ ... ] . Fizemos pesquisas de recepção conforme [ ... ] . Articulamos os resultados a partir de idéias de [ ... ] . “Neste primeiro parágrafo você deve deixar completamente claro o que pretende com o trabalho. A introdução é redigida depois de escrito todo o trabalho porque, no decorrer da pesquisa, algumas coisas podem ser modificadas em relação ao projeto original”. “Depois, em vários parágrafos, você deve falar sobre a problematização, a contextualização histórica, a revisão bibliográfica, os objetivos, a justificativa, a metodologia. As conclusões, evidentemente, devem ficar no capítulo Considerações Finais, para que o leitor não perca o interesse pelo seu trabalho :). Toda a introdução é feita sem subtítulos, em texto normal”. 2 Motivação Seria interessante essa sessão? 3 Teoria Musical Segundo Chediak[CHE86], a música pode ser definida como a arte dos sons, e é constituída de três elementos básicos fundamentais: ? Melodia Conjunto de sons dispostos em ordem sucessiva. ? Ritmo Duração e acentuação dos sons e das pausas. ? Harmonia Combinação de sonos em ordem simultânea Med[MED96] adiciona a estes um quarto elemento, sendo ele o Contraponto, onde ele define como sendo o conjunto de melodias dispostas em ordem simultânea. Dentre as propriedades físicas do som, a altura é que representa se um som é grave, médio ou agudo, Med até define a altura como sendo a característica mais importante do som. Até o século XI a altura era a única característica grafada, somente mais tarde outros elementos passaram a ser grafados, como o timbre e a intensidade. Embora sejam inúmeros os sons empregados na música e suas variações, para representá-los bastam sete notas fundamentais, sendo elas dó, ré, mi, fá, sol, lá, si. Med ainda menciona que a estes monossílabos, usados predominantemente em línguas latinas, correspondem as sete letras do sistema alfabético introduzido pelo Papa Gregório Grande, usadas para descrever as mesmas notas em inglês, alemão, grego, etc.: ? A: nota lá ou acorde de Lá Maior ? B: nota si ou acorde de Si Maior ( H em alemão) ? C: nota dó ou acorde de Dó Maior ? D: nota ré ou acorde de Ré Maior ? E: nota mi ou acorde de Mi Maior ? F: nota fá ou acorde de Fá Maior ? G: nota sol ou acorde de Sol Maior Obs.: A letra “B” representa a nota “si” em inglês, enquanto em alemão, a letra “B” representa “si bemol”. Quando deseja-se representar tons mais agudos ou mais graves do que as notas usadas, diz que a nota está uma oitava acima. Onde por exemplo, se uma música começa em dó, e deseja-se descrever uma nota que esteja um tom acima de si, repete-se a primeira, uma oitava acima, pois essa seria a oitava nota em sequencia, logo seria um dó, uma oitava acima. O mesmo serve para tons mais graves onde descrevemos quantas oitavas abaixo o tom se encontra. Também existem os acidentes para descrever tons intermediários entre os sete tons fundamentais. Quando queremos descrever uma nota que esteja meio tom acima, usamos o sinal de sustenido(#), onde C# seria dó sustenido, um som meio tom acima de dó ou meio tom abaixo de ré. Para se descrever notas meio tom abaixo de uma das sete notas fundamentais, se usa o bemol(?) onde D? representa o ré bemol, um som meio tom abaixo de ré e meio tom acima de dó. 3.1 Harmonia A harmonia é um fator de extrema importância ao que se remete a composição. Dentro do conceito de harmonia, é possível ditar notas musicais que tocadas simultaneamente produzem uma sonoridade agradável, ou até mesmo como determinados acordes podem trazer um sentimento de preparação dentro da melodia. Para entender melhor a harmonia, é preciso focar em alguns conceitos importantes dentro da harmonia, onde talvez os mais importantes sejam as escalas musicais e a composição de acordes. 3.1.1 Escalas Segundo Chediak[CHE86], a escala é uma série de sons ascendentes ou descendentes na qual o último será a repetição do primeiro uma oitava acima ou abaixo. A escala pode ainda ser maior ou menos. Tomando como exemplo a escala de dó(também chamada de escala modelo), que pode ser representada por todos os tons maiores sem acidentes, no caso as teclas brancas de um teclado. A escala de Dó é o modelo maior por não conter notas alteradas na sua formação. Utiliza-se dos algarismos romanos para indicar os graus de cada nota da escala, partindo de Dó como sendo primeiro grau(I) até Dó novamente como sendo o oitavo grau(VIII). Seguindo a progressão das notas brancas do teclado(escala de Dó Maior), teremos os seguintes intervalos: ? Entre o C e o D: 1 tom ? Entre o D e o E: 1 tom ? Entre o E e o F: 1/2 tom ? Entre o F e o G: 1 tom ? Entre o G e o A: 1 tom ? Entre o A e o B: 1 tom ? Entre o B e o C: 1/2 tom Analisando os intervalos, pode-se perceber que a escala maior de determinado tom segue os intervalos na ordem de tom, tom, semitom(meio tom), tom, tom, tom, semitom(para retornar ao primeiro grau da escala). Se aplicarmos a mesma fórmula começando no tom de ré para obter a escala de Ré maior, veremos que por resultado a escala de Ré é formada por D, E, F#, G, A, B e C# como mostra a figura 1. Para se obter a escala maior de determinado tom, basta começar pelo mesmo como sendo primeiro grau(I) e seguir os intervalos de um tom por grau, exceto entre os graus III-IV e VII-VIII que será um intervalo de meio tom. A fórmula da proporção de uma escala maior é a mais simples de se seguir e aprender. Existem também outros tipos de escalas, porém as mais usadas na cultura ocidental são a Escala Maior, Escala Menor e Escala Cromática, sendo que a Escala Menor ainda se subdivide em três escalas, a Escala Menor Natural, a Escala Menor Harmônica e a Escala Menor Melódica. Os graus de uma escala também recebem uma nomenclatura própria de acordo com suas características e são descritos por Med[MED96] da seguinte forma: ? Grau I Também chamado de Tônica, dá o nome à escala e ao tom. É o grau principal da escala. ? Grau II ? Também chamado de Supertônica ou Sobretônica, encontra-se um grau acima da tônica. ? Grau III Também chamado de Mediante, encontra-se no meio dos dois graus mais importantes, os graus I e V. ? Grau IV Também chamado de Subdominante, está um grau sob a dominante e desempenha um papel um pouco menos importante. ? Grau V Também chamada de Dominante, é o grau mais importante depois da tônica. É o grau que “domina” os outros graus, tanto na melodia quanto na harmonia. ? Grau VI Também chamado de Superdominante, está um grau acima da dominante. Encontra-se no meio dos graus I – IV. ? Grau VII É chamado de Sensível quando se encontra meio tom abaixo da tônica, pois há uma grande atração da sensível em relação a tônica. E também é chamado de Subtônica no caso de se encontrar um tom abaixo da tônica. Med também menciona que os graus I, IV e V são chamados de graus tonais, pois estes caracterizam o tom com seus respectivos acordes. 3.1.2 Acordes Chediak[CHE86] define um acorde como sendo o conjunto de três ou mais sons ouvidos simultaneamente. De acordo com Fleser[FLE00], o tipo mais básico de acorde é chamado de tríade e ele contém basicamente três notas. Uma tríade é formada juntando-se qualquer nota em uma escala como base ou tônica do acorde, depois adiciona-se os graus III e V a partir desta tônica. Se tomarmos por exemplo a escala de Dó maior onde temos por primeiro grau a tônica Dó e começarmos o acorde por ele mesmo, usaremos os graus III e V da escala que são respectivamente Mi e Sol, e então teremos o acorde de Dó formado pela execução de C, E e G simultaneamente. Se dentro da mesma escala começarmos o acorde por Ré que é o segundo grau da escala de Dó maior, pegaremos o grau IV e VI da escala de Dó que seriam respectivamente o terceiro e quinto graus a partir de Ré. Teríamos então as notas D, F e A, porém tem de se lembrar que o intervalo para se chegar a F na escala é de meio tom por ser o IV grau da escala. Por estarmos contando a partir do Ré, temos de avançar um tom inteiro a partir do E(grau III na escala) e por isso então pegando o F# ao invés de F. Estas notas sendo tocadas simultaneamente formam o acorde de Ré. Usando-se de escalas diferentes, e/ou adicionando mais notas da escala ao acorde, obteremos variações do mesmo. Tomando por exemplo o Ré com sétima dominante ou D7. Usaremos as 3 notas usadas na composição da tríade de Ré, sendo elas D, F# e A, e adicionaremos o sétimo grau na escala de Ré, ou seja, o sétimo grau contanto a partir de Ré. Com isso teremos um acorde formado por D, F#, A e C. 4 Gênero Puzzle(Quebra-Cabeças) Define-se por puzzle um jogo onde um jogador deve resolver um problema proposto. Neste tipo de jogo, o raciocínio é mais importante do que agilidade ou habilidade. Jogos neste gênero podem apresentar desafios desde literalmente matemáticos a desafios de problemas lógicos. Caracteriza-se este estilo por ter na resolução de seu problema a a necessidade de reconhecimento de padrões e a possível necessidade de se ordenar atributos de forma coerente. Por se estimular o raciocínio lógico, o gênero puzzle é muito utilizado em jogos educativos ou até mesmo em aplicativos interativos de estudo para reforço de conteúdo. Como exemplo deste gênero é possível citar o jogo Tetris, famoso título russo, onde o objetivo é organizar os diferentes blocos que caem em linhas horizontais que se alinham e desaparecem somando pontos. O Tetris é um bom exemplo de puzzle que estimula o raciocínio lógico junto dos reflexos, tornando aquele tipo de raciocínio mais instintivo e reativo ao ambiente. 5 Sinestesia e os Sons Definida por Cytowic[CYT95] como uma experiência física involuntária de uma associação entre dois ou mais sentidos sensoriais, a sinestesia é uma condição neurológica conhecida pela medicina a mais de três séculos. O principal efeito da sinestesia é causar experiências sensoriais envolvendo sentidos que não estariam diretamente relacionados aos estímulos externos. Segundo Cytowic, ela denota a rara capacidade de ouvir cores, sentir gosto de formas geométricas, ou qualquer outra experiência que igualmente misture sentidos de forma surpreendente e cuja a sensação seja difícil de se imaginar pela maioria das pessoas. Como efeito da sinestesia, é muito comum que a pessoa tenha uma percepção visual de tempo, onde datas e períodos são dispostos em um espaço tridimensional.. Quando expostos a estímulos sonoros, os sinestésicos tendem a experienciar simultaneamente alguns estímulos visuais. É comum que descrevam cor e formato ao ouvirem a uma música ou sons isolados. “Sua fenomenologia torna claro que a sinestesia não é uma ideia mas sim uma experiência.” diz Cytowic. Com base nisso se percebe que as experiências de percepção pela qual um sinestésico passa tendem a ser bastante pessoais. É muito raro observar que dois indivíduos com a mesma resposta sensorial, reportem o uma experiência sinestésica idêntica, suas percepções tendem a variar. Apesar de as respostas serem diferentes, as experiências sinestésicas tendem a resultar em estímulos semelhantes. Tons musicais são geralmente associados a cores, onde apesar de diferirem na cor exata de cada tom. Sinestésicos comumente reportam que tons mais graves como associados a cores mais escuras, enquanto tons mais agudos são descritos com cores mais claras. 6 Proposta Conceitual Somando os conceitos previamente apresentados, propôs-se o desenvolvimento de um jogo com o intuito de auxiliar no aprendizado dos conceitos de Harmonia dentro da teoria musical. O foco se deu em para musicistas e estudantes de música que precisam compreender de forma bastante definida tais conceitos, tendo em vista que estes são conceitos chave para a composição e execução musical. Para cobrir raciocínio lógico e aprendizado, o gênero puzzle foi o escolhido para este projeto, pois permite facilmente unir uma carga teórica a uma atividade de entretenimento. 6.1 Mecânica do Jogo A mecânica do jogo é fortemente baseada no título Tetris e trás elementos de jogabilidade bastante semelhantes. A tela principal consistirá em uma matriz vazia com uma base fixa. Um bloco é gerado no topo da matriz e cai lentamente, onde o jogador deverá ordená-lo durante a queda para posicioná-lo na base de acordo com a lógica do desafio do jogo. Para englobar os conceitos de Harmonia, decidiu-se que o desafio do jogo será a composição de acordes, onde a cada fase se inicia com um bloco fixo na base para cada coluna da matriz. Neste bloco estará grafado um acorde - por exemplo Ré com sétima(D7) - que será o objetivo daquela coluna. Do topo da tela cairá apenas um bloco por vez, representando um tom fundamental(Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si). O jogador devera empilhar os tons necessários para a composição do acorde. Uma vez que ele formar a pilha com o acorde, a pilha desaparecerá, o jogador pontuará e a base irá mudar para outro acorde. Uma vez que o mesmo acorde pode ter mais de uma forma de ser executado, adicionando mais ou menos notas da escala, quanto maior a complexidade envolvida na pilha para representar o acorde, mais pontos o jogador fará. O acorde será considerado completo uma vez que inclua os graus I, III e V de sua escala e nenhuma nota fora da escala. Notas adicionais que estejam dentro da escala somarão pontos adicionais. Haverão blocos representando os acidentes (sustenido e bemol) para afetar o bloco do topo da pilha de forma a permitir a formação de todos acordes. Os acidentes poderão ser combinados para modificar a nota no topo da pilha, onde por exemplo, se o jogador tiver um Ré no topo da pilha e colocar um sustenido nele, terá um D#, se ele adicionar outro sustenido, terá aumentado o total de um tom a partir do Ré e terá um Mi. A dificuldade ao decorrer dos níveis se dará pela necessidade de compor acordes mais complexos como B9+, A6/9, Dm7/9,etc. Estuda-se a necessidade de nos níveis mais fáceis adicionar ao lado da tela pequenas dicas durante o jogo, como as escalas dos acordes na tela, para facilitar a jogabilidade no caso de o jogador ainda não tiver bem memorizadas as escalas. Uma vez que o jogador não formar os acordes, os blocos se empilharão até o topo da tela e o jogo terminará. Será armazenada durante o jogo a informação de quais acordes o jogador formou e quantas vezes assim como quais acordes empilharam até o topo levando-o a derrota. Essas estatísticas serão salvas junto com o score para que o jogador possa acessar ter como referência quais escalas estão bem memorizadas que quais precisam ser estudadas. 6.2 Design do Jogo Dentre os aspectos visuais do jogo, optou-se pela utilização de gráficos 3D, onde a matriz principal de blocos assim como os blocos do jogo são objetos tridimensionais. O uso de partículas, como efeitos de transição durante eventos do jogo, ajuda a montar um visual mais atrativo e imersivo para os jogadores mantendo a simplicidade do gênero escolhido. Por envolver uma carga teórica e o foco em raciocínio lógico, a tela será fixa, apresentando apenas a matriz de blocos, sua base e um menu lateral trazendo informações sobre a partida. Para definir a aparência do blocos de acordo com suas notas e diferenciá-los, optou-se por se basear nos efeitos da sinestesia para associar devidas cores aos tons. Começando pelo tom de Dó e seguindo até Si, as notas são representadas por suas cores como mostra a figura 3. Dessa forma simula-se uma experiência sinestésica e ao mesmo tempo facilita a memorização das notas por associação a cor. O fato de usar cores diferentes para se reconhecer as notas tornará o jogo mais responsivo, uma vez que o jogador irá associar a nota à cor com o tempo e agirá por reflexo ao ver cada bloco. Partindo para os aspectos sonoros, para habituar o jogador à sonoridade das notas e acordes, os sons do jogo serão todos baseados nas sete notas fundamentais e seus acidentes. Para a movimentação, cada bloco emitirá o som de sua nota ao movimentar-se pela matriz. Os blocos referentes aos acidentes soarão de acordo com sua alteração na nota, onde o bemol, por fazer com que as notas diminuam meio tom, começará soando como Si e a cada movimento soará meio tom abaixo. No caso do sustenido, por agir de forma contrária ao bemol, começará soando como Dó e aumentará em meio tom a cada movimento. Uma vez que um bloco é adicionado à coluna por chegar na sua base, a pilha inteira irá soar ao mesmo tempo, dessa forma ficará mais fácil para o jogador identificar quando alguma nota esta incorreta na coluna. Ao completar o acorde, a pilha inteira tocará o acorde antes de os blocos se quebrarem e desaparecerem. O fato de o jogador ouvir repetidamente o som de cada nota durante o raciocínio teórico, ajudará na fixação do conhecimento e trará como benefício uma facilidade maior em reconhecer as notas durante a execução de uma música. 7 Desenvolvimento Para o desenvolvimento do jogo proposto, escolheu-se o motor da Unity3D. Por ser uma ferramenta de rápido desenvolvimento, ela permitiu com que em um curto prazo de tempo programado, fosse possível aprender a utilizá-la e produzir o jogo. A Unity3D oferece uma fácil gerência de ambientes tridimensionais e uma rápida criação e manipulação de modelos 3D. Por incorporar scripts como componentes a serem executados, acoplados aos modelos, ela permite que a dinâmica e a mecânica do jogo sejam completamente customizadas com total liberdade. Para simular uma visão bidimensional, bastou utilizar uma câmera ortogonal sem o aspecto de profundidade. Dentre as possíveis linguagens de script, optou-se pelo uso do C#, por sua semelhança sintática com C++ e pela praticidade de implementação. Outro aspecto importante do motor é a facilidade com que se pode integrar arquivos externos simplesmente adicionando-os ao projeto ao invés de precisar implementar um gerenciamento de arquivos. Isto tornou muito fácil a inclusão dos arquivos de audio utilizados no jogo assim como as imagens que serviram de textura e instruções. 7.1 Construção da Lógica Musical Uma tarefa difícil de ser executada durante a implementação do código utilizado, foi a estruturação dos conceitos musicais teóricos para a manipulação dos elementos durante a mecânica do jogo. 7.1.1 Implementação de Notas e Acidentes Musicais Para organizar as notas musicais, uniu-se as sete notas fundamentais com seus cinco possíveis acidentes em uma sequência numérica de 1 a 12 como apresentados abaixo. Nota Número Correspondente Nota Número Correspondente C 1 F# 7 C# 2 G 8 D 3 G# 9 D# 4 A 10 E 5 A# 11 F 6 B 12 Tabela 1: Associação de números utilizadas na representação de cada nota musical durante a implementação do código Uma vez que as notas musicais foram arranjadas numericamente, se tornou muito mais fácil a aplicação de cada acidente musical durante a implementação. Para modificar uma nota por causa de um bloco contendo o acidente bemol, basta diminuir um número. No caso de sustenido deve-se somar um número. Um detalhe nesta lógica é que dentro dos conceitos musicais, se observou que as notas agem de forma cíclica, repetindo as mesmas notas a cada oitava, portanto uma vez que a nota for Dó e sofrer o acidente de bemol, ela se tornará Si. Para garantir a natureza cíclica das notas musicais, foi necessário a adição de uma condicional para garantir que no momento da operação matemática de soma ou subtração, o primeiro e último número da sequência se comportassem de forma cíclica. 7.1.2 Implementação de Escalas Musicais e Composição de Acordes Outro aspecto importante na organização numérica das notas na aplicação da lógica, é que isso facilita o controle e análise das escalas. Para verificar as notas envolvidas na composição de cada acorde, basta pegar a nota correspondente à tônica do acorde(ou grau I ) e a partir dela seguir com a escala do acorde. Como exemplo, podemos analisar o acorde de Ré maior (D). O acorde de ré maior tem como tônica a nota Ré, representada aqui pelo número 3. Como neste acorde a escala utilizada é uma escala maior, basta aplicar a variação da escala maior(Tom, Tom, Semitom, Tom, Tom, Tom, Semitom) partindo da tônica, como mostra a figura 4. Dessa forma, basta avançar pela sequência numérica proporcionalmente, onde a distância de um tom inteiro seja o equivalente a dois números, e a distância de um semitom seja a de um número. Assim como na implementação das notas com relação aos acidentes, para a implementação das escalas foi levado em conta a natureza cíclica das notas musicais. Para isso, da mesma forma foi adicionada uma condicional para garantir que durante a progressão da escala, o primeiro e o último número da sequência numérica agissem de forma cíclica. Seguindo o exemplo da escala do acorde de Ré, as notas inclusas na sua escala maior são D, E, F#, G, A, B e C#. Para definir o acorde, basta utilizar-se da Tônica, Terça e Quinta( Neste caso D, F# e A), todas as outras notas da escala que forem adicionada na pilha durante o jogo somarão pontos extra. 7.2 Construção dos Blocos A construção dos blocos durante a execução do jogo é completamente dinâmica. Em código de script, no momento da criação de um novo bloco, foi implementado que um novo objeto seria instanciado, usando de um cubo como primitiva básica e uma textura branca apenas para desenhar as bordas de cada bloco. Em seguida é determinado o tipo de bloco e com isso sua representação gráfica. Para os blocos de notas musicais, usou-se das letras de “A” a “G” conforme seu tom, adicionando o sustenido(#) para indicar semitons, enquanto os blocos de acidentes foram simbolizados por sustenido(#) e bemol(?), e por fim o bloco responsável por quebrar um bloco existente foi representado por um traço(-). O último passo para a crianção dos blocos é definir suas cores. Conforme descrito anteriormente, cada nota é representada por uma cor específica, enquanto os acidentes são representados como sendo de cor preta e o bloco de quebra sendo representado pela cor verde escura. Para tornar a construção dos blocos o mais dinâmica e customizável possível, as cores de cada bloco são adicionadas por script como característica de cada objeto. Desta forma não necessita-se de templates ou modelos pre´-definidos. Como o mesmo objetivo de tornar criação dos blocos dinâmica, para representar o valor de cada bloco, posiciona-se a frente de cada bloco, o texto com seu valor, sendo as letras de “A” a “G” para as notas musicais, o sustenido(#) e o bemol(?) para os acidentes e um traço(-) para o bloco de quebra. 7.2.1 Frequência da Geração dos Blocos Inicialmente, implementou-se no script de geração dos blocos que a frequência da geração de cada tipo de bloco e cada nota fosse completamente aleatório. Notou-se que isso tornava muito caótica a jogabilidade por causa da baixa ocorrência de blocos de acidentes e blocos de quebra. Por conta disso, observou-se a necessidade da criação de um controle da frequência com que os blocos fossem gerados. Por conter seis acordes diferentes na base simultaneamente, a frequência com que as notas fossem geradas acabou não sendo um problema pois cada acorde tem três notas básicas e mais quatro adicionais, somando sete possíveis notas para cada acorde. Dessa forma, praticamente todas as notas teriam alguma utilidade se analisadas todas as possibilidades. Pelo mesmo motivo resolveu-se remover a indicação do próximo bloco gerado pois este acabou tornando-se desnecessário e de pouca influencia nas estratégias de jogo. Quanto aos tipos de blocos, notou-se que a frequência com que blocos de tipos diferentes eram gerados influenciavam muito na execução, pois uma aparição mais frequente de blocos de acidentes permitem que o jogador possa modificar mais blocos já utilizados e aplicar estratégias mais voltadas jogadas futura. Uma vez que seria mais fácil utilizar uma nota que estava meio tom abaixo do necessário e aguardar um bloco de acidente para modificá-la ao invés de esperar que a nota correta viesse dentre os quinze possíveis blocos a serem criados. Para tornar a frequência da criação dos blocos mais equilibrada, dividiu-se a geração de valor dos blocos em duas etapas. Primeiro sorteia-se o tipo do bloco, sendo uma chance em três para notas, acidentes ou bloco de quebra. No caso de o resultado ser um bloco de nota ou acidente, então parte-se para a segunda etapa onde é sorteado o valor final dentre os possíveis valores para aquele tipo de bloco. 7.3 Lógica de Pontuação 7.4 Trabalhando com Estados A lógica utilizada na construção do jogo buscou trabalhar quase que inteiramente de forma dinâmica, construindo os elementos do jogo durante a execução e operando na maior parte do tempo diretamente pelos scripts. Isso trouxe um desafio ao trabalhar com a Unity3D, pois a liberdade que o motor oferece aos scripts é limitada. Dentro de cada script, o motor oferece uma função chamada “update”, de forma que todo o conteúdo desta função será executada uma vez por ciclo de jogo, sendo em resumo uma vez por frame renderizado. Trabalhar desta forma impede o código de trabalhar com múltiplos ciclos de jogo, pois não se pode, por exemplo, ao completar um acorde, simplesmente executar um novo ciclo dentro de um script responsável por animar a quebra e depois voltar ao script principal. Por não permitir ciclos dentro de outros ciclos, foi adotada uma divisão por estados, onde basicamente o código age de acordo com os momentos do jogo. O jogo trabalha em geral no estado principal de execução, onde a cada ciclo os blocos se movem, interagem e há uma verificação dos blocos empilhados para checar a formação dos acordes. Ao formar um acorde, o jogo parte para outro estado onde o ciclo principal de operações passa a utilizar novas funções, onde nesse momento são executadas as notas do acorde, os blocos são quebrados e adiciona-se os novos pontos. Outro estado utilizado foi o de “pausa”, onde ao apertar a tecla “Esc”, a execução do jogo congela e o ciclo de jogo habilita o menu lateral, permitindo que o jogador possa abandonar a partida ou continuar o jogo. 7.4.1 Controle de Frequência Como citado anteriormente, cada execução do método “update” pela Unity3D, se dá ao passo da atualização de tela, podendo chegar a mais de cem execuções por segundo. Para controlar a taxa de execução das operações do jogo, foi implementado um controle de tempo, onde é observado quantos milisegundos se passaram desde uma marcação inicial. Este controle foi utilizado de forma que o ciclo de jogo só executa as operações referentes ao seu estado a cada intervalo de tempo, dessa forma a velocidade de execução do jogo será igual independente dos recursos técnicos dos computadores que estiverem executando-o. 7.5 Instruções Inicialmente não se levou em conta a complexidade do jogo para a criação das instruções, portanto, no menu inicial do jogo existe uma opção denominada “instruções”, onde painéis são exibidos em sequência com imagens e explicações do funcionamento do jogo. 7.6 Composição da Trilha Sonora e Elementos de Audio Para efeito dos acordes sendo tocados no jogo, usou-se do som independente de cada nota adicionada à pilha. Esses sons foram gerados usando o programa “Pro Tools” para gravações e mixagens de audio. O programa conta com amostragens de audio para diversos instrumentos, como neste caso onde o piano foi escolhido devido ao seu som claro e de fácil distinção. Exportou-se duas oitavas do teclado, tendo assim um tom mais grave e um tom mais agudo para cada nota musical. No momento em que o acorde é formado e as notas são tocadas, optou-se por tocar a tônica do acorde com o tom mais grave e as notas seguintes, uma oitava acima. Desta forma fica mais evidente o som da nota fundamental do acorde. Para a composição da trilha sonora do jogo, utilizou-se do mesmo programa, com o auxilio de uma interface de gravação da “M-Audio”. Gravou-se uma versão apenas com trilhas de baixo para ser tocada durante o jogo, deixando assim a música mais sutil e confortável, sem causar desconforto em conjunto com os demais sons. Para a abertura do jogo, usou-se da mesma composição, porem mantendo apenas uma trilha de baixo e usando de trilhas adicionais de piano e xilofone para criar um tom mais infantil e amistoso à trilha. 8 Testes e Coleta de Opiniões Após o termino do desenvolvimento da primeira versão inteiramente funcional do jogo, decidiu-se coletar opiniões e comentários sobre o resultado. Para isso o jogo foi publicado online no site da comunidade “kongregate” e divulgado de duas formas. Primeiro jogo foi divulgado entre os estudantes dos cursos de Jogos Digitais e do curso de Produtores e Músicos de Rock, ambos da Unisinos. Juntamente com o jogo, pediu-se que fosse respondido um questionário(Anexo A). Em seguida o jogo foi divulgado na comunidade de música teórica do site Reddit 8.1 Questionário A partir do questionário 9 Considerações finais Análise dos resultados Referências bibliográficas[JAnMR6] [MED96] MED, B. Teoria da Música. 4ª edição, 420 p. Brasília, DF 1996. ISBN: 978-85-85886-02-1. [CHE86] CHEDIAK, A. Harmonia & Improvisação vol. 1, 15ª edição. 355 p. Rio de Janeiro, RJ 1986. ISBN: 85-85426-06-3. [FLE00] FLESER, J. The Chord Wheel – The Ultimate Tool for All Musician. 2000 ISBN: 978-0-634-02142-8. [MIL05]MILLER, M. The complete Idiot's Guide to Music Theory, second edition, 2005. ISBN: 978-1-59257-437-7. [SUR04]SURMANI, A. , SURMANI, K. F. , MANUS, M. , Alfred's Essentials of Music Theory – A complete self-study course for all musicians. 152 p. ISBN: 978-0739036358 [CYT95]CYTOWIC, R. E. Synesthesia: Phenomenology And Neuropsychology - A Review of Current Knowledge. New York, 1995. [RED12]Music Theory on Reddit : http://www.reddit.com/r/musictheory Último acesso em 03 de Junho de 2012, 15:19. Anexo A – Questionário Utilizado Para Coleta de Opiniões Chord Blox Questionário Após testar o jogo Chord Blox disponível no endereço "http://www.kongregate.com/games/fazzatti/chord-blox". Responda as questões a seguir. 1- Classifique de 1 a 10 o que achou do jogo em geral. 2- Classifique de 1 a 10 o que achou da arte visual do jogo. Imagens, cores, animações, etc... 3- Classifique de 1 a 10 o que achou da arte sonora do jogo. Músicas e sons. 4- Você considera que o jogo estimula o aprendizado dos conceitos de harmonia musical? Por que? 5- O que você achou da dificuldade do jogo? 6- em qual dificuldade você jogou? - Fácil - Difícil 7- Qual é o seu conhecimento teórico musical? - Nenhum - Básico - Intermediário - Avançado 8- Aonde você estuda música? - Sozinho - Cursos - Faculdade - Não estudo 9- As instruções do jogo foram claras? - Sim - Não 10- Se você respondeu não para a pergunta anterior, explique porque. 11- Quantos pontos você fez? 12- Sugestões Gerais. O que você acha que poderia ser melhorado. Anexo B – Opiniões Coletadas Por Meio do Questionário Sujeito 1 - 5/7/2012 21:20:48 1- 7 2- Ele ensina a formação das triades dos acordes maiores, mas não de outras variações. 3- o jogo tem um ritimo acelerado e achei dificil raciocinar a tempo a maioria das vezes, principalmente qnd vinha peças bemois ou sustenido. 4- Fácil 5- 8 6- 10 7- Básico 8- Sozinho 9- Sim 10- 11- poucos 12- Sujeito 2 - 5/20/2012 18:18:40 1- 1 2- Eu tentei entender, mas passei longe, o jogo claramente exige um conhecimento prévio. 3- Não achei. 4- Fácil 5- 7 6- 10 7- Nenhum 8- Não estudo 9- Não 10- Pq eu nao entendi porra nenhuma, n importa onde a peça cai, nunca acontece nada...Se eh soh fazer uma linha com as notas que estao no fundo, acho que tem que colocar mais peças "modificadoras" pra fluir melhor, isso se for o que eu axo q tem q fazer. 11- Nenhum, resetei 3 vezes. 12- Se quem entende de musica consegue jogar td bem, eu nao saquei o que tem que fazer... Sujeito 3 - 5/20/2012 18:19:06 1- 5 2- Não, é muito distante para quem não tem nenhuma noção da escala. 3- Muito alta. Não consegui fazer nenhum ponto. 4- Fácil, Difícil 5- 5 6- 4 7- Nenhum 8- Não estudo 9- Não 10- Elas estavam bem escritas, mas para quem não entende nada de música fica bem confuso. As notas que eu precisava nunca apareciam, as cores não significam nada e a música não se altera. Não tem nenhuma dica no jogo que faça eu entender que eu estou jogando da forma correta. 11- 0 12- Poderia ser incluído alguma forma de tutorial. Algo tipo um story mode que de fato ensine o que deve ser feito e explique pq está sendo feito daquela maneira. Sujeito 4 - 5/20/2012 18:27:25 1- 2 2- Acredito que não, pois mesmo com as instruções, não ficou claro como o jogo funciona. A idéia é interessante, mas certamente seria necessário um exemplo visual durante o jogo para que o jogador compreenda melhor o jogo. (Exemplo: Quando uma nota aparece, qual seria o local ideal para ela? As primeiras "N" notas montam um acorde) 3- Impossível... Não fiz nenhum ponto. 4- Fácil 5- 5 6- 3 7- Básico 8- Sozinho 9- Não 10- Vide resposta "Você considera que o jogo estimula o aprendizado dos conceitos de harmonia musical? Por que?" 11- 0 12- Vide resposta "Você considera que o jogo estimula o aprendizado dos conceitos de harmonia musical? Por que?" Sujeito 5 - 5/20/2012 18:47:52 1- 6 2- Eu acredito que o jogo estimula sim o aprendizado dos conceitos de harmonia. Mas mesmo assim penso que as instruções deveriam ser reformuladas de modo à deixar mais clara a proposta do jogo. Pois, mesmo eu que tenho uma boa caminhada na música e um bom entendimento do inglês tive dificuldades para entender como se fazia pontos no jogo. Acho que falta uma imagem de como realmente se faz pontos no jogo, assim facilitaria muito a compreensão dele. 3- Eu achei extremamente difícil, mesmo após entender os conceitos de como fazer pontuações, os blocos que recebia eram muito difícil de serem usados e assim eram sempre sendo acumulados em algum lugar para que eu pudesse usar utilizar os úteis em outro lugar. 4- Fácil 5- 7 6- 8 7- Intermediário 8- Cursos 9- Não 10- Como respondi nas perguntas anteriores eu tive muita dificuldade de entender o modo de se fazer pontos no jogo. Imagens de como fazer pontos seriam de grande avalia. 11- 530 12- Eu penso que o jogo deveria ter alguma alternativa de I18n (Internationalization), para que jogadores que não possuem muito experiência com o inglês pudessem utilizar o jogo. Mas assim continua firme e forte nesse projeto, por que achei bem bacana ele. Se você fizer um melhor balanceamento e explicar melhor o gameplay tenho certeza que ficará bem divertido. Um grande abraço, sucesso. Sujeito 6 - 5/20/2012 20:14:38 1- 6 2- Sim 3- Difícil 4- Fácil 5- 8 6- 1 7- Nenhum 8- Não estudo 9- Sim 10- 11- 1630 12- Fabricius, cheguei até o teu jogo pelo professor Ernesto, que distribuiu pela lista do pessoal de Jogos Digitais da Unisinos. Não tenho familiaridade nenhuma com música (surdo oralizado) e me confundi bastante com os #, b e – no começo. Pedi ajuda para a mãe, que é iniciante em música, para entender por que algumas notas mudavam “direto” com um bemol / sustenido e não entendia por que o jogo pedia um # para levantar a nota e não um “+” e para abaixar, um b e não “- “. Pior ainda, vinha um “- “ e deletava a peça, quando eu queria baixar a nota. Depois, jogando juntos, usando a tecla Esc, o conhecimento dela e minha velocidade com as teclas, conseguimos jogar um pouco, foi divertido. Conclusão: o jogo é feito para quem entende bem de música. Minha mãe sugeriu que o jogador pudesse ver as notas necessárias em cada coluna (a teoria) sem ter que ficar deslizando entre elas. Bom trabalho e boa sorte! Guilherme Chazan. Ah, a avaliação 1 no quesito música e sons foi porque jogamos com o som desligado para a comunicação poder fluir. Minha mãe disse que de repente a música possa ajudar quem ouve. Sujeito 7 - 5/20/2012 20:52:50 1- 6 2- Sim, pois temos que pensar rapidamente se a nota que vem faz parte da coluna do acorde em questão. 3- Muito difícil. 4- Fácil, Difícil 5- 5 6- 6 7- Básico 8- Não estudo 9- Não 10- Falta de detalhes. 11- 518 12- Já que o jogo é sobre música, pelo menos umas 3 músicas diferentes durante o jogo acho que seria adequado. Sujeito 8 - 5/20/2012 21:59:35 1- 6 2- Não. Porque é necessário um tutorial em várias linguas. 3- Não consegui comparar porque eu não consegui fazer nada no jogo. 4- Fácil 5- 8 6- 10 7- Nenhum 8- Não estudo 9- Não 10- E pergunta é obrigatória. Não tem como não responde- la. E o tuturial ficou com um zoom que apareceu apenas a mensagem na tela. Ele não ensinou sobre música. Apenas avisou que alguns tipos de notas ficam em alguns tipos de nas suas casas (que eu não sabia quais eram). 11- 0 (joguei duaz vezes) 12- Ensinar pelo menos quais notas vão em quais casas. Um detonado inteiro das regras em mais de uma lingua (não apenas o inglês). Sujeito 9 - 5/20/2012 22:23:06 1- 5 2- Para quem já tem alguma noção de harmonia pode ser que sim, por fazer pensar rápido e botar em prática o que está aprendendo ou aprendeu. Mas para iniciantes que não tem noções de escalas e etc fica dificil de aprender alguma coisa. 3- Para mim foi dificil por não entender o que fazer no jogo mas imagino que seja facil para quem entende disso. A velocidade no nivel 1 era bem lenta, dava bastante tempo para pensar. 4- Fácil 5- 5 6- 8 7- Nenhum 8- Não estudo 9- Não 10- Talvez se você exemplificasse um pouco de como se forma uma escala nas instruções ou algo assim poderia ficar mais claro o objetivo mas não há dificuldade em ver que é algo semelhante a tetris e que deve- se criar uma sequencia para estourar a linha. 11- 0 12- A arte poderia ser um pouco mais colorida e "bonitinha", arredondar os cantos das coisas já deixaria uma melhor impressão. O som tá legal. Colocar um outro botão falando sobre Chords e etc já ajudaria os inexperientes porque tem que penar que o jogador deve poder jogar seu jogo sem ter que sair dele para buscar informações. Por ser um jogo simples eu acho que você poderia tê- lo feito em flash ou html 5 ou utilizazr qualquer outra engine que não a Unity, pois o consumo de memória do web player é muito alto. Eu tenho um note bom e não tive nenhum problema mas caso tu vá utilizar esse jogo em uma aula de musica em escolas publicas ele vai travar todo os pentium 3 :P. Sujeito 10 - 5/20/2012 22:25:10 1- 6 2- teoricamente sim, pois estimula o raciocínio rápido 3- difícil pra quem não entende de harmonia musical, mas naõ é empolgante pra quem entende dessa arte. 4- Difícil 5- 5 6- 3 7- Avançado 8- Cursos 9- Não 10- Não exemplificou como é a pontuação, nõa ficou claro o objetivo do jogo além de harmonia musical, não explicou o que deve ser feito além dos comandos. 11- 0 12- Toda a parte de instruções, o jogo tem uma ótima inovação pois não recordo de ter visto outro jogo como este antes, mas ficou extremamente pobre nas informações de uso, o que deve ser feito, porque, como ganha pontos, o que vale quantos pontos, não tem uma base para que alguem sem conhecimento musical possa se motivar a iniciar o jogo e mesmo para quem tem uma base musical não entende o que deve ser realizado. Sujeito 11 - 5/20/2012 22:45:51 1- 4 2- estimula, mas se tivesse um tutorial ingame bem claro melhorava... 3- teria sido ok se eu entendesse melhor sobre escalas e tals 4- Fácil 5- 2 6- 7 7- Básico 8- Sozinho 9- Não 10- instruções fora do jogo são muito cansativas por serem extensas, cheguei no jogo e já não recordava tudo 11- poucos :P ja fechei o jogo e não lembro 12- tutorial in game mais claro Sujeito 12 - 5/21/2012 0:25:56 1- 3 2- Não. Embora, o conceito e o sistema do jogo sigam a risca os acordes musicais, o jogo é um tanto quanto rápido e o máximo que você consegue aprender a respeito de acordes é que eles podem ser divididos em meio tom. 3- Difícil, na verdae, não é tão dificil, mas acho que poderia haver um indicador ali na tabela da direita, quando deixamos o bloco qu eesta caindo sobre uma coluna, aparece o esquema ali do laod né, mas fica ruim ter que contar manualmente qual nivel você está, poderia mudar a cor, ou algo assim. Também ficou muito dificil pois aparecem poucos blocos b e #, assim é muito dificil de corrigir um erro muito grande, como por exemplo colocar um E no A, precisaria de muitos b. Se o bloco (- ) de destruição aparecer com mais frequencia, ficaria legal, ou até mesmo fosse algo que o player controlasse, tipo, você direito a usar 3 deles, e vai ganhando mais a cada 1000 pontos, algo desse gênero. 4- Fácil 5- 5 6- 5 7- Intermediário 8- Cursos 9- Não 10- Como é muita informação, seria melhor se tivesse um exemplo, ou um tutorial no primeiro nivel. É aquilo, você le muito, e não tem como testar se entendeu, ou ver como é na pratica. 11- 2500, por ai xD 12- Eu acabei dando sugestões, nas outras perguntas, mas acho que poderia ter um tutorial, a tabela ser mais legível e indicativa (algumas cores ficavam dificil de ver), colocar uma dificuldade MAIS facil (easy, normal, hard) onde os blocos especiais apareçam com mais frequência, ou também algo mais seguindo o ritmo, tem que ter a nota certa na hora, senão erra e sai o sim errado, parecido com guitar hero, porem versão tetris, mas sem tem que acumular muitas notas uma em cima da outra. Sujeito 13 - 5/21/2012 0:45:12 1- 7 2- sim, porque força a tomada de decisão rápida ao mesmo tempo que penaliza a decisão errada (escolha errada das notas) 3- média 4- Fácil 5- 7 6- 8 7- Intermediário 8- Cursos 9- Sim 10- 11- 6500 12- se há 3 notas do acorde em uma coluna, essas 3 notas deveriam ser eliminadas, mantendo só as notas incorretas na coluna. Também achei estranho não permitir a notação das versões bemol das notas. Alguns acordes são melhor pensados na maneira bemol ao invés de sustenido, conforme a tonalidade e a notação daquela tonalidade. Instrumentos de sopro usam muito bemol. Sujeito 14 - 5/21/2012 0:55:40 1- 7 2- respondendo questionário pela segunda vez, quero apenas corrigir um comentário de sugestão 3- média 4- Fácil 5- 7 6- 8 7- Intermediário 8- Cursos 9- Sim 10- 11- 6500 12- eu já falei da questão dos acordes com bemol (Gm, Bb e Eb, por exemplo). Quanto à eliminação de notas, acho que ao completar uma tríade correta misturada com notas erradas na mesma coluna... as notas certas da tríade deveriam ser eliminadas (como uma eliminação parcial), mantendo na coluna apenas as notas incorretas. Para algumas pessoas, é difícil manter a atenção em todos os acordes ao mesmo tempo (especialmente acordes diferentes), de forma que às vezes o jogador está pensando em encaixar a nota em um acorde... vem a nota errada daquele acorde quando seria certa no outro. às vezes esse outro acorde o jogador não enxerga. Quando se está tocando uma música também, é difícil encontrar músicas onde um instrumento está fazendo um acorde de C e o outro está tocando C# ao mesmo tempo. No entanto, se um instrumento toca Am e o outro toca C, essa é uma combinação que "encaixa" sonoramente. Sujeito 15 - 5/21/2012 1:53:01 1- 6 2- Não. Não entendo nada de música. 3- Muito difícil. 4- Fácil, Difícil 5- 6 6- 7 7- Nenhum 8- Não estudo 9- Não 10- Jogor requer conhecimento musical. 11- 0 12- Sujeito 16 - 5/21/2012 3:55:59 1- 3 2- Não 3- Alta 4- Fácil 5- 7 6- 4 7- Nenhum 8- Não estudo 9- Não 10- Não dá para entender como jogar 11- 0 12- Tutorial detalhado dentro do jogo Sujeito 17 - 5/21/2012 8:55:16 1- 2 2- Não.. Ficou muito confuso.. Eu não entendo nada de musica e simplismente não consegui joga- lo. Deveria ter um tutorial mais visual, como um video por exemplo. Tambem é importante o jogo mostrar ao jogador como funciona, o que deve- se fazer, para onde ir, como morrer.... Quando se trata de um assunto muito técnico como este deve- se tomar muitos cuidados especiais em como proceder com as pessoas que irão jogar o seu jogo mas que não tem conhecimento nenhum na area. 3- Simplismente não entendi seu funcionamente nem o que deveria ser feito. 4- Fácil, Difícil 5- 1 6- 4 7- Nenhum 8- Não estudo 9- Não 10- Já respodi em alguns campos acima. 11- Não passei da primeira fase. 12- Sujeito 18 - 5/21/2012 9:09:50 1- 4 2- Eu não entendi o jogo e desisti depois da segunda jogada 3- a mesma resposta anterior 4- Fácil 5- 4 6- 6 7- Nenhum 8- Não estudo 9- Não 10- Por que eu não sei o que é maior e menor não entendo nada de musica, por isso ficou meio que desinteressante pra mim 11- 0 12- Tentar tornar mais interessante pra quem não entende de musica. Sujeito 19 - 5/21/2012 10:11:10 1- 6 2- Deve ser, mas eu (sem conhecimento algum) fiquei completamente perdido nele. 3- Alta. 4- Fácil 5- 8 6- 8 7- Nenhum 8- Não estudo 9- Não 10- Sem conhecimento musical teórico algum, eu acabei tentando jogar "tetris". Mas como simplesmente não entendia o que estava acontecendo acabei por fechar o jogo. 11- Acabei por não contá- los. 12- Talvez com instruções mais simplificadas qualquer um pudesse jogar com facilidade. Não foi o meu caso, pelo menos. Sujeito 20 - 5/21/2012 10:36:25 1- 8 2- Sim. Pois segue rigidamente regras de construção de acordes e escalas. 3- Poderia ser mais fácil, uilizando escalas mais simples e gradativamente adicionando os acidentes. 4- Fácil, Difícil 5- 2 6- 1 7- Avançado 8- Cursos 9- Sim 10- 11- 2120 12- Acidentes adicionados gradualmente, començando de escalas mais simples, o visual poderia ser mais trabalhado também e a trilha sonora poderia conter mais instrumentos alem de tappings de contrabaixo. Sujeito 21 - 5/21/2012 12:27:04 1- 3 2- Nâo, eu não entendi absolutamente nada, para mim são só blocos com letras caindo e eu não se o que fazer. 3- Eu ainda nem entendi como marcar um ponto 4- Fácil 5- 5 6- 6 7- Básico 8- Sozinho 9- Não 10- Eu toco por som, e vendo onde os dedos dos caras estão e descobrindo na mão mesmo. Então isso pra mim é um monte de texto caindo. 11- 0 12- comece com um acorde só, e junto com o seu som, crie passagens de nível. Sujeito 22 - 5/21/2012 14:11:49 1- 1 2- Não entendi nada 3- Não entendi nada 4- Fácil 5- 1 6- 1 7- Básico 8- Sozinho 9- Não 10- 11- 0 12- Sujeito 23 - 5/21/2012 15:23:18 1- 7 2- Sim, mas de maneira branda. O jogo é muito difícil e há pouco tempo para conseguir tomar as decisões. Por não haver estímulos auditivos correspondentes com o que se está fazendo no jogo, fica mais complicado de se perceber a relação de notas com sons. 3- O jogo está difícil. Eu sugiro aumentar a altura da arena de jogo, de modo a dar mais tempo para o jogador tomar decisões. O uso das peças "sustenido" e "diminuto" também são pntos chave para o gameplay, e não é instantaneamente que se percebe o resultado a se obter quando usando elas. 4- Fácil 5- 6 6- 7 7- 7Básico 8- Não estudo 9- Sim 10- 11- Eu só consegui 540. Eu tentei fechar vários acordes, mas algumas notas passaram despercebidas e não tive tempo para corrigir elas. 12- Ao invés de só tocar uma música de fundo, o som do jogo pederia estar relacionado com os acordes sendo formados. Isso daria ao jogador uma percepção melhor do resultado do que ele está fazendo. Sujeito 24 - 5/21/2012 18:49:43 1- 1 2- Não. Confuso 3- Impossível 4- Fácil, Difícil 5- 1 6- 3 7- Avançado 8- Sozinho 9- Não 10- jogo parece não corresponder as instruções 11- 0 12- o jogo poderia ser mais intuitivo e não muito técnico Sujeito 25 - 5/21/2012 19:21:20 1- 6 2- Não. Porque os conceitos de harmonia musical são mais complexos. Quem não tem noção das notas musicais e seus símbolos nem de escalas vai ter muita dificuldade com o jogo. 3- Alta. Estudei teoria musical durante um ano e me senti uma ameba no jogo, pois não passei no primeiro nível. Talvez um modo tutorial com demos automáticos do jogo facilitem a vida dos jogadores. 4- Fácil 5- 5 6- 6 7- Intermediário 8- Cursos 9- Não 10- As instruções pareceram claras quando li, mas não tive sucesso algum durante o jogo. 11- 0 12- Os botões clicáveis. Geralmente os marcados são os que ficam mais fracos, acho que seria mais legal fazer o contrário. Sujeito 26 - 5/22/2012 0:56:03 1- 5 2- Sim 3- Muito, muito díficil 4- Fácil 5- 4 6- 2 7- Básico 8- Cursos 9- Não 10- Achei confuso. Sugestão: coloque um tutorial. Curva de aprendizado é muito alta 11- 0 12- Curva de dificuldade, começar mais devagar. Sujeito 27 - 5/22/2012 14:26:55 1- 5 2- Sim, porém não consegui entender as instruções, não fiz nenhum ponto em várias tentativas. 3- Extreme Harcore Diablo IV 4- Fácil 5- 7 6- 7 7- Básico 8- Não estudo 9- Não 10- Entendi as instruções, porém não compreendi como posso fazer pontos. 11- 0 12- Deixar mais claro como pontuar. Não há tempo para verificar a ordem que os blocos devem ser postos. Sujeito 28 - 5/22/2012 16:33:05 1- 10 2- Sim estimula. Eu fiquei afim de aprender para poder jogar melhor 3- Otima 4- Fácil 5- 10 6- 10 7- Nenhum 8- Não estudo 9- Não 10- Quem não sabe ingles, não tem como entender as regras do jogo, mas para quem sabe ingles elas estão otimas. 11- 540 pontos 12- coloar as regras e portugues também, do mas eu adorei o jogo. Sujeito 29 - 5/22/2012 19:30:19 1- 6 2- Sim ajuda a aprender o timing das musicas 3- Razoavel e pouco frustrante xD 4- Difícil 5- 10 6- 7 7- Intermediário 8- Sozinho 9- Sim 10- Objetivas e direto ao que intereça 11- 3150 12- Sujeito 30 - 5/22/2012 19:30:32 1- 6 2- Sim ajuda a aprender o timing das musicas 3- Razoavel e pouco frustrante xD 4- Difícil 5- 10 6- 7 7- Intermediário 8- Sozinho 9- Sim 10- Objetivas e direto ao que intereça 11- 3150 12- Sujeito 31 - 5/24/2012 20:47:07 1- 8 2- Sim, por treinar o ouvido 3- Fácil demais, principalmente por causa da resposta dada a direita 4- Fácil 5- 8 6- 9 7- Nenhum 8- Não estudo 9- Sim 10- 11- 1100 12- Ao fechar uma coluna, poderia tocar o som das notas mais lentamente Sujeito 32 - 5/28/2012 11:46:28 1- 2 2- Não entendi o que se tem de fazer 3- normal 4- Fácil 5- 2 6- 1 7- Nenhum 8- Sozinho 9- Não 10- ingles 11- 540 12- instruções Anexo C – Opiniões Coletadas Por Meio da Comunidade de Música Teórica no Reddit Link direto: http://www.reddit.com/r/musictheory/comments/u0485/im_graduating_at_university_and_my_final_work_is/ Coletado dia 03 de Junho de 2012 às 17:23. Autor: Hi, Let me give you a little background. I study games development and for my final work I decided to make something related to music. My whole study is based in creating a game(puzzle more specifically) using the harmony concepts. The game should work as tool to study and memorize the chord formation. I don't have many contacts with a good theoretical knowledge in this area, so I though you guys could just give me some feedback. I intend to use it in order to make some final adjustments before finishing my work. Please let me know your opinion on it. Game: http://www.kongregate.com/games/fazzatti/chord-blox ps.: Some people have told me that the instructions are not clear and it is not so intuitive, so I'm already planning to make an interactive tutorial mode to learn how to play. Just let me know in case you need me to clarify the instructions. Comentários: [–]Usuário 1: 11 days ago I feel like everything was too frantic and I didn't have time to think. [–]Usuário 2: 11 days ago There are too many of the # b and - blocks IMO so I felt like I was always fucking up my chords instead of actually being able to construct them. [–]Usuário 3: 10 days ago I completely agree. [–]Usuário 4 : 11 days ago Fun game! I'll be playing this a bunch now that I'm actually getting in to theory and whatnot! Although I do agree with Black Flash, too many of the sharps and flats and stuff. [–]Usuário 5: 11 days ago The C block is white written on yellow... Not a good idea... It's hard to see. [–]Autor: 11 days ago This is a nice feedback. I haven't tried it on different monitors and the colours could re ally be a problem. I'll try a different combination for the yellow ones. [–]Usuário 3: 10 days ago I can't read them easily either. [–]Usuário 6: 11 days ago I tried playing this and I was not able to understand how to play at all, even after reading the instructions multiple times. If it says A at the bottom, am I supposed to construct an A C# E tower for an A major chord? Do they have to be in the right order? The instructions say I'll get credit for notes that are in the scale, does the order of those notes matter? When I get the chord is something supposed to happen? How does the chart in the right help me? The blox fall way too fast and there's no time to look at that chart anyways. [–]Autor: 1 point 11 days ago Hi Usuário 6, definitely I'll have to restructure the instructions, but basically the order of notes is not taken into account. When reaching at least the triad of the chord, without any wrong note in the stack, the notes will be played one by one, you'll get points for it, the stack will be destroyed and a new chord will be generated for that column. The chart is basically a guide for those who haven't memorized yet the scales for each key, or can't calculate it fast enough. Basically, it shows which notes are considered correct for that chord and it's triad. Regarding the speed, I'll make it start slower and then increase according to the levels. I'll also make the range of generated chords be influenced by the level. [–]Usuário 7: 11 days ago I got 2180 points on my first go! Cool concept, I really like the game. It was a little fast, but once I cleared my first chord I got how to play it. I agree with the other person who said there are too many #s and bs, it can sort of ruin one of your stacks you're trying to build. I would suggest more "delete" cubes, and maybe even an option to somehow not need to use the delete cubes if you don't want to (I don't know how hard that would be to program in at this point, certainly not necessary but just a suggestion). So yeah, awesome concept, less sharps and flats, more delete cubes. Great work! [–]Autor: 11 days ago Thanks Usuário 7, actually it is not that difficult, I just hadn't enough feedbacks to be aware of how necessary would be to "calibrate" my semi-random system. It is currently sorting in the following way: first: It sorts the type of the block. It can be a note, accidental or a delete block. Do the re is 1/3 of chances for each type Second: Then based on which type was sorted, it will sort the value. For note blocks, this mean the note. For Accidental this mean sharp or flat. The delete block doesn't have this second step. I'll try to balance this on the next version, by working with a percentage chance. I'll try to give more priority to delete blocks and note blocks. [–]Usuário 6: 9 days ago You should also give more priority to the actual notes you need for the chords you're trying to build. [–]Usuário 8: 11 days ago def not installing anything... sorry brooo [–]Usuário 9: 11 days ago I'm sorry, but I definitely will not install a plugin or give out my email address just to try your game. [–]Autor: 11 days ago That's ok. But actually you don't have to give your e-mail, it is possible to play without registering there. Regarding the installing, it is an Unity3D player. It works the same way as a flash player. In case you guys want to know more about it, it is the engine I used to make the game. This is their website: http://unity3d.com/ [–]Usuário 10: 11 days ago I think it would work better if the blocks started out more slowly. I'm not sure what level on competence the students have (I'm assuming much higher than mine) but I need more time to think as I construct the triads. If the game starts out slower and then gradually builds tempo then it would allow someone like me to play more efficiently (and learn more efficiently). [–]Autor: 11 days ago Thanks!! I'll include this in the next version. [–]Usuário 11: 11 days ago Once you figure out the game and come up with a few decent strategies (leave one column dedicated to a discard pile so you can dump the extraneous sharp/flat/out of key notes) the game is easy enough to play. The real issue I have with it is that it isn't helpful in actually learning the chord/key degrees. I found myself using the color coding more than anything else and just glancing around for an appropriate place to drop a block. As someone with lots of playing experience but who is trying to self-train a stronger fundamental music theory background a game like this could be potentially useful to help memorize different scales/modes/keys/etc... but in this delivery it doesn't function as a training device. This is more of a game that happens to be music-themed than a proper music game. [–]Autor: 11 days ago great feedback!! In the study I performed to create the game concept, I went for Synes thesia and the tunes associated with hot/cold colours. It is kind of intentional to associ ate the colours to the notes. I also researched a little on some study techniques used for violin players in which the notes and the regions of the instrument are identified by colours. I didn't go much deeper on this because it was just one part of the design. Making the blocks look equal would turn it very visually unattractive. Initially I also made as at every note movement, the note played it's own sound. The in tention was to subconsciously associate the sound to the note's name and colour. But the problem was that when playing it this way, the sound was a little bit annoying and not aligned with the background sound. I'll try to give it a shot again but this time making the sound volume a little lower in order to not mix tu much with the back ground sound. Regarding the side reference for the scale, I'm trying to think in a way that it could help but not too much so the user's can't cheat by only comparing colours. Maybe I should turn the side chords into the same colour so the player will need to actually read the re ference at the side and ratiocinate about the block's values. [–]Usuário 11: 11 days ago Good luck. If your intention is to create a learning/memorization aid I'd be in clined to think it's inherently flawed by the core concept of the game. It's hard enough to think and juggle multiple random notes to build a chord shape while you're learning the scale degrees - even harder when you're trying to do it for 6 different chords all at the same time. If the idea is to present the player with 1) a defined goal chord and 2) a sequen ce of random notes that they must determine whether or not they belong in that chord or are in the same key as added appropriate tones you should focus on that. Again, however, the core function of this is flawed as in music you're usually doing the opposite - trying to find out what notes are in a chord that's already built. You wouldn't usually build a chord by playing chromatically up note by note until something sounds right. [–]Autor: 11 days ago Thanks! I'll take that into account and document this on the final paper. [–]Usuário 11: 11 days ago So long as we're documenting things here I'd like to go ahead and point out that powdered donuts taste really good when dip ped into Mountain Dew. [–]Autor: 11 days ago upvote for random fun fact! That's why I love reddit! [–]Usuário 12: 11 days ago Also, the yellow C block is WAY TOO HARD TO READ. Use a black font on it. Also, I kept messing up the flat blocks, because I thought they were Bs... Use italics and have it at an angle, please. [–]Autor: 11 days ago This is a great suggestion. I was having problems to use the flat symbol so I used the "b" as an alternative. I'll change it to italic on the next version. [–]Usuário 13: 11 days ago Anyway, great game! Like others said, the instructions are iffy... But I got it in the end. It took several minutes to load though, on a fast connection on a fast computer. [–]Autor: 11 days ago I'll improve it's size and the performance for the next version. This is being directly influenced right now by the background music. I haven't time to export it to a lighter extension. thanks for the feedback. [–]Usuário 13: 11 days ago Also, spacebar to drop the block like in Tetris would be nice. I really like the idea of the game though! [–]Autor: 11 days ago I haven't thought of this. It is a great suggestion. I'm gon na add it. [–] Usuário 13: 11 days ago Is there some programming that makes it so it's impossible for a note to fall that isn't part of one of the chosen chords? [–]Autor: 10 days ago Yes, it is possible. I haven't think of that because I imagine it is ok to fall all sort of notes since you can transform them with the accidentals. But I can work on this. [–] Usuário 13: 10 days ago I was thinking about making an "Easy" mode ;) To let people get used to the basis of the game. [–] Usuário 3: 10 days ago WHOA! Enharmonics are a big problem. If you're making an educational game, you have to make sure that you're teaching the correct information. I know this has been pointed out, but this happens to be a concept that young musicians have a lot of difficulty with. D-sharp and E-flat are not the same thing, especially when spelling chords. The mechanic of a block that makes an existing note sharp or flat is neat for the game, but VERY confusing for teaching students. This is especially true in light of the enharmonic discussion. Adding a sharp to F-sharp should make an F-double sharp, not a G. I like the idea of making a game for music students, but the current version here is counterproductive. [–]Autor: 10 days ago You're completely right. It'll be a little bit difficult to correct this because I organized it like a formula. But I'm already trying to think of a way to represent the notes correctly. [–] Usuário 14: 10 days ago From looking at the comments it looks this game is a very big project to undertake a.d you are taking criticism like a champ. Cool concept. If I can get ti a computer I will try it out. Good luck! [–]Autor: 10 days ago Thanks buddy!! [–] Usuário 15: 11 days ago I dunno if it's my browser, or if it's Kongregate, but whenever I move my cursor into the game window, the game freezes. I couldn't even start the game. I'll try it in chrome and see if it works there though. It sounds like an awesome idea though! [–]Autor: 11 days ago Hm.. this is strange, I didn't came across this but I believe it could be a problem with the Unity3D player webplayer (works similar to a flash player). Maybe it could work if you download it directly from their website instead of from the application. http://unity3d.com/webplayer/ [–] Usuário 16: 11 days ago Loads of problems but the biggest one by far is that some of your theory is just flat out wrong. One example...the second scale degree of an A# major scale is B#, not C. B# and C are enharmonic but they are not the same note. Make sure all of these scales and chords are correct. [–]Autor: 11 days ago Thanks for pointing that. I personally have not a deep knowledge in the theory. I made a lot of research but I was expecting some gaps in the way I codified this in the game. Although I've used the wrong nomenclature, I assure you I'm using the correct sounds. I'll correct this detail and recheck the other chords. If you find other errors and gaps in the way I'm applying the theory, please keep poin ting it because I'll correct it. [–] Usuário 17: 11 days ago I'm legally blind and can't play it. I can see why you used the Tetris idea but I don't think it is the best way to do what you're trying to do. Unlike Tetris, it is what is on the block that is important, not the shape of the block itself so it really makes it nearly impossible to figure out what is going on with a screen zoom. Also, white text on a yellow block is illegible. Black text would be much easier to read. I would love to play this game because I'm having trouble figuring out how chords relate to each other, but I use a screen zoom and there is just too much information to take in order to play. There probably is a simpler game design out there. Hopefully this isn't the final version of the game, if you need someone to test it in the future, please let me know. I would be happy to. Good luck! [–]Autor: 11 days ago Your feedback is simply amazing. I haven't considered the accessibility of it when cre ating the design. I'll document this on the paper and try to create and alternative design more accessible and intuitive. Thanks a lot!! [–] Usuário 13: 11 days ago Unity Webplayer doesn't work online very well for me... Any chance of making it downloadable? [–]Autor: 11 days ago Sure, I can do it, but I'll have to make this later because I'm not at home, so I have no access to it right now. [–] Usuário 18: 11 days ago I wish I could comment on the theory part of it, but my game appears to be bugging out. Here is a screenshot. As you can see, there are no letters displayed. Most of the blocks that fall seem to be black on black (like the one that's currently falling directly above the green block (it's hard to see). One green block did fall. I had no idea what to do with it. [–]Autor: 11 days ago Hmm.. this seems like a problem with the graphic card. I've used some light elements on it's development and probably Unity3D uses shaders for it. In summary, it is calcu lated directly on the graphic cards. In case your computer uses an onboard graphic card or none, it'll simply appear completely shaded. I'll try to compile a version with an alternative for this. edit: it should look like this: http://i.imgur.com/7bT6b.png [–] Usuário 18: 11 days ago I AM on an older macbook with an onboard graphics card that can't play any newer games. It had never crossed my mind that my graphics card was a limi ting factor for an in-browser game. [–]Autor: 11 days ago I see, it could be exactly that. I'll try to change the illumination I'm using. Although the gameplay is 2D. I've created it in 3D. Everything in that scene is actually 3D. hehe [–] Usuário 19: 11 days ago Why all sharps? it'd be nice to have a button to switch between sharps and flats or something. [–]Autor: 11 days ago Interesting, this would make the gameplay more flexible. [–] Usuário 19: 11 days ago I just struggled with, for example, putting an A# onto a G minor chord. I'm not completely sure how I'd do it, but I'd probably put Bb, Eb, Ab, F#, and C#. [–] Usuário 20: 11 days ago Couldn't figure out what you want me to do. I tried to play it twice and never cleared a single block. What musical thought process is this intended to exercise? Having 4 keys in front of me at once was bewildering. How about a clone of bejeweled instead where you clear blocks by forming triads or their extensions? [–]Autor: 11 days ago I have thought about the bejeweled like design, but now I'm at the end of process, so changing it would be very complicated. But I intend in making another version with this design. [–] Usuário 3: 10 days ago I think it would be cool to have a mode that requires a bit more "problem solving" of the sort that musicians do when analyzing music (or writing it for that matter). What if the note at the base of each column didn't have to be the root of the chord? What if you just need to spell a major or minor triad that included that note? This is much more like the thinking that musicians and music students do in the "wild." [–]Autor: 10 days ago Hmm.. sounds really good! I can implement that in the future as a different game mode or higher level. - Índice remissivo ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- texto gerado pelo revisor... [JAnMR1]Se, depois de impresso o trabalho, você encontrar pequenos erros, pode usar esta folha de errata para indicá-los sem ter de imprimir todo o trabalho novamente. ---- JAnMR, 12/06/2006, 22:29 ---- [JAnMR2]Os títulos que não têm numeração e não entram no índice (Abstract, Agradecimentos, Introdução, Sumário, Bibliografia e Anexos) são formatados com o estilo “Título sem número”. ---- JAnMR, 12/06/2006, 20:15 ---- [C3]Sugestão de deleção pelo revisor [C4]Sugestão de deleção pelo revisor [JAnMR5]Imediatamente antes dos títulos de capítulo (à esquerda). [JAnMR6]O título da bibliografia é formatado com o estilo “Título bibliografia” ou “Título sem Número”. Ele não têm numeração mas é incluído no índice. ---- JAnMR, 13/06/2006, 00:59 ----